Alunos com deficiência visual ganham óculos inteligentes no ES
O governo do Espírito Santo entregou 54 óculos inteligentes OrCam MyEye 2.0 para alunos com deficiência visual da rede pública estadual. A iniciativa visa proporcionar mais autonomia e melhorar a qualidade de vida desses estudantes, auxiliando na leitura, reconhecimento de rostos e objetos.
"Os óculos ajudam as pessoas com deficiência visual a terem mais autonomia", destacou o governador Renato Casagrande durante a entrega dos dispositivos.
Os óculos, que também serão alocados nos Centros Estaduais de Educação Técnica (CEETs) e Centros de Referência das Juventudes (CRJs) em diversos municípios, representam um investimento de R$ 924 mil, com cada unidade custando R$ 17,1 mil.
"Estamos começando com 54 unidades que serão entregues para alunos cegos ou com baixa visão da rede estadual", afirmou Casagrande.
Ainda segundo Casagrande, parte dos óculos adquiridos serão enviados para o Instituto Braile, para que possam ser utilizados por pessoas assistidas pelo instituto.
"Os CEETS, escolas técnicas também receberão, assim como o Instituto Braile. Nós vamos enviar para as pessoas no Instituto Braile, é mais um passo para a inclusão. Porque a família que cuida de uma pessoa com deficiência tem uma exigência muito maior, então você dá mais autonomia a essas pessoas", afirmou.
O OrCam MyEye, dispositivo de tecnologia assistiva, é capaz de ler textos em voz alta, identificar rostos, reconhecer produtos, e identificar cores e cédulas, sem a necessidade de uma conexão com a internet.