Bancários da Caixa no ES votam se aderem a greve nacional
Os bancários da Caixa no Espírito Santo vão votar, nesta quinta-feira (12), a aprovação ou rejeição de uma proposta de Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) apresentado pelo banco e início de adesão a uma greve, que é nacional, mas pode começar no Estado na próxima segunda (16).
No Amazonas e no Rio Grande do Norte a greve já está acontecendo. A categoria pede reajuste salarial de 5%, a volta dos servidores que atuavam nos caixas de atendimentos e dos tesoureiros. e o fim das demissões imotivadas (justa causa) por parte dos bancos.
A votação no ES será em assembleia virtual, das 8h às 20h. Com 77% dos votos, os bancários capixabas da Caixa rejeitaram a proposta de acordo apresentada pelo banco em assembleia virtual realizada na noite de segunda (9) e aprovaram greve por tempo indeterminado.
Em reunião realizada na tarde de quarta-feira (11), a diretoria do Sindibancários-ES decidiu por orientar a rejeição da proposta. Em nova negociação realizada durante a madrugada, a direção da Caixa propôs apenas a retirada de duas cláusulas para posterior discussão e votação.
São elas: a 63ª, que trata das funções gratificadas de caixa e tesoureiros, e a cláusula 65ª, que fala do intervalo de dez minutos a cada 50 trabalhados. Segundo a proposta do banco, essas cláusulas seriam melhor debatidas e colocadas em votação num prazo de 50 dias.
Segundo o Sindicato, o banco informou, durante as negociações, que neste ano haverá um aumento médio de 17% no valor recebido a título de PLR pelos empregados, devido ao aumento do lucro da instituição, com pagamento da primeira parcela até três dias após a assinatura do Acordo.