Escola de Ibiraçu apresenta espetáculos teatrais com clássicos literários

Escola de Ibiraçu apresenta espetáculos teatrais com clássicos literários

Na última semana, a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Narceu de Paiva Filho, localizada em Ibiraçu, desenvolveu o projeto “Entre Páginas e Palcos”. O objetivo da atividade foi proporcionar aos estudantes a leitura de clássicos da literatura, bem como a construção de roteiros e apresentações em formato espetáculos teatrais com base nas obras estudadas.

Dez peças teatrais foram apresentadas para a comunidade escolar e para as famílias dos estudantes. As apresentações permitiram a descoberta de muitas aptidões, envolveu todos os estudantes e proporcionou a interação da família com a escola.

Para a realização, foram selecionadas as obras literárias “A farsa da boa preguiça”, de Ariano Suassuna; “A farsa de Inês Pereira”, de Gil Vicente; “A moreninha”, de Joaquim Manuel de Macedo; “Auto da barca do inferno”, de Gil Vicente; “Teste de DNA literário - Dom Casmurro”, de Machado de Assis; “Memórias Póstumas de Brás Cubas”, de Machado de Assis; “O auto da compadecida”, de Ariano Suassuna; “Rapadura”, de Raquel de Queiroz; “O país do carnaval”, de Jorge Amado, e “Morte e vida severina”, de João Cabral de Melo Neto.

Dessa forma, os estudantes puderam estudar e conhecer mais profundamente grandes clássicos da literatura, desde o trovadorismo até os dias atuais. De acordo com a escola, essa atividade permitiu o desenvolvimento de habilidades sociais e emocionais dos educandos, ampliou o vocabulário e o conhecimento literário, aumentou a autoconfiança e aprimorou a criatividade.

“Foi prazeroso ver o resultado final das peças teatrais! Os alunos estavam empolgados e levaram a sério as apresentações. Destaco que os Quatro Pilares da Educação ficaram explícitos no desenvolvimento das peças. A cada peça apresentada, descobrimos talentos que, por vezes, ficam escondidos no dia a dia escolar”, comentou a professora de Língua Portuguesa Patrícia Borghi Piona.

A estudante Lara Aliprandi Loureiro afirmou que o projeto foi uma experiência envolvente, que ampliou o leque de conhecimento tanto de quem participou quanto de quem apreciou. “Foi uma ótima chance de conhecer mais sobre o teatro e suas várias formas, além de aproximar quem participou e quem assistiu. Esse projeto, além de ser inspirador, mostrou como o teatro pode ser uma maneira de se expressar e refletir sobre o mundo”, contou Lara Loureiro.