Jogos Escolares Brasileiros (JEBs): Aracruz é a cidade do Brasil com a maior quantidade de representantes no xadrez nos últimos 5 anos

Jogos Escolares Brasileiros (JEBs): Aracruz é a cidade do Brasil com a maior quantidade de representantes no xadrez nos últimos 5 anos

Aracruz se tornou o município com a maior quantidade de representantes no Jogos Escolares Brasileiros (JEBs), na modalidade do xadrez, nos últimos 5 anos, em todo o Brasil. Esse grande feito foi concretizado neste domingo (29), em Vitória, após 4 estudantes se classificarem nos Jogos Escolares do Espírito Santo (JEES), que é etapa regional do JEB´s. Agora, eles representarão o Espírito Santo, em outubro, na cidade de Uberlândia.

Esses 13 estudantes participaram da 5ª Etapa do Circuito Municipal de Xadrez de Aracruz, realizada neste último sábado (28), na praça de alimentação do Shopping Oriund. Na ocasião, mais de 100 alunos participaram do torneio, nas modalidades sub 8,10,12,15 e Open (Acima de 15 anos), representando as Emef´s Ezequiel Fraga Rocha, Luíza Silvina e Prof. Bárula Neves dos Santos, além das escolas particulares Espaço Livre, CEA, Casa do Estudante, Darwin, Colibri, CEPC e SESC, SESI/SENAI.

O professor Alessandro Camporez, que já desenvolve esse trabalho no ensino fundamental da Emef Ezequiel Fraga Rocha e região há 19 anos, destacou o feito dos alunos. “Queria parabenizar todos os estudantes pelo contínuo comprometimento e dedicação. Neste domingo (29), em Vitória, dos 13 alunos que se classificaram para os JEES, quatro representarão Aracruz nos JEB´s. Nós ganhamos todas às vagas nas cinco últimas seletivas, e dos últimos quatro anos, Aracruz já conquistou todas as vagas do Espírito Santo para disputar o JEBS”, destacou.

Neste domingo (29), pelo masculino, o aluno Davi Del Piero, da escola Darwin, ficou com a medalha de ouro, e Thierry Carvalho Schetine, do CEPC, com a prata. Já no feminino, Anna Moreira Preisigke, do Espaço Livre ficou com o ouro, e Rebeca Alves Cebriam - Emef Ezequiel Fraga Rocha, com a prata.

Em Aracruz também já foram realizadas, inclusive, formações de xadrez com os professores das escolas municipais que utilizam os conhecimentos adquiridos para aprimorar a prática do ensino de suas disciplinas. Essa formação conta com uma didática voltada para principiantes, apresentando os componentes do jogo como as peças, suas distribuições e o tabuleiro.