Espírito Santo finaliza participação nos Jogos Escolares Brasileiros (Jeb’s) com 69 medalhas

Espírito Santo finaliza participação nos Jogos Escolares Brasileiros (Jeb’s) com 69 medalhas

Os Jogos Escolares Brasileiros (Jeb’s) chegaram ao fim, nessa quarta-feira (02), em Recife, Pernambuco, com o Espírito Santo finalizando sua participação na competição com 69 medalhas: 21 ouros, 20 pratas e 28 bronzes. A competição teve início no dia 21 do mês passado, com a presença de estudantes de 12 a 14 anos (categoria infantil), em 18 modalidades esportivas.

Desde quando os Jeb’s começaram a ser realizados no formato atual, esta é a melhor participação capixaba. No ano passado, em Brasília-DF, o Estado chegou ao número, até então recorde, de 49 pódios (16 ouros, 14 pratas e 19 bronzes). Já em 2022, foram 43 medalhas. E, em 2021, na edição em que a competição foi retomada, após 17 anos, o Estado alcançou nove medalhas. 

O atletismo adaptado se destacou como a modalidade que mais rendeu medalhas ao Espírito Santo. Em Recife, foram 12: quatro ouros, quatro pratas e quatro bronzes. Além disso, o atletismo adaptado do Estado foi o campeão geral feminino por equipe.

Ao todo, 216 atletas estudantes representam o Espírito Santo na competição estudantil, que é realizada pela Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDE) e reúne cerca de sete mil estudantes de todos os estados do País.

Os capixabas que estiveram em Recife foram campeões dos Jogos Escolares do Espírito Santo (JEES), que é realizado anualmente pela Secretaria de Esportes e Lazer (Sesport). A ida de toda a delegação do Estado para a capital pernambucana também foi promovida pela Sesport.

O secretário de Estado de Esportes e Lazer, José Carlos Nunes, parabenizou a delegação capixaba pela participação na competição. “Nossos atletas estudantes brilharam em Pernambuco e superaram, em muito, o número de medalhas da edição 2023, que já era um recorde. Isso mostra que os investimentos realizados no esporte do Estado vêm rendendo frutos. Mas, muito além disso, o importante é ver nossos jovens seguindo o caminho do esporte e, muitos dos que foram para os Jogos, já se preparando para o caminho do alto rendimento. Parabéns a todos que vestiram e suaram a camisa em Recife. Vocês brilharam e nos orgulharam muito”, destacou o secretário.

Jogos da Juventude

Agora será a vez dos estudantes da categoria juvenil, de 15 a 17 anos, representarem o Espírito Santo em mais uma fase nacional: os Jogos da Juventude. A competição, que é realizada pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), será realizada em João Pessoa-PB, de 13 a 28 de novembro. Serão 18 modalidades esportivas, com a participação de cerca de quatro mil atletas de todo o País.

QUADRO DE MEDALHAS - TIME ES - JEB’S 2024 - 69 MEDALHAS (21 OUROS, 20 PRATAS e 28 BRONZES)

OURO

ATLETISMO ADAPTADO - Ana Elizia Geraldino dos Santos - arremesso de peso (série ouro)

ATLETISMO ADAPTADO - Equipe feminina

ATLETISMO ADAPTADO - Lorran Samuel Barbosa da Silva - 80m (série prata)

ATLETISMO/ ATLETISMO ADAPTADO - Ana Elizia Geraldino dos Santos, Edmyla da Rocha Trindade, Emilly Caetano Almeida, Weslayne Gomes Oaski, Islayne Sarmento de Jesus - Revezamento 5x80m integrado - (Série Ouro)

ATLETISMO - Josué Alves Menezes - 100m com barreiras - (série ouro)

ATLETISMO - Maiza da Silva da Conceição - salto em distância (série ouro)

ATLETISMO - Melissa Maria Casagrande Marinato - arremesso de peso (série bronze)

CICLISMO - Isabela Christ Brandão - prova de velocidade (série prata)

GINÁSTICA RÍTMICA - Equipe Espírito Santo/somatória finais (Ana Laura Gotardo, Lays Machado Jorge, Melissa Varejão e Valentina Marinho)

GINÁSTICA RÍTMICA - Equipe Espírito Santo/somatória semifinais (Ana Laura Gotardo, Lays Machado Jorge, Melissa Varejão e Valentina Marinho)

GINÁSTICA RÍTMICA - Melissa Varejão - arco

GINÁSTICA RÍTMICA - Melissa Varejão - individual geral

NATAÇÃO - Lucca Sfalsin - 100m borboleta masculino (série ouro)

NATAÇÃO - Luisa Patrício - 100m borboleta feminino (série prata)

NATAÇÃO - Mighel Brandão - 100m peito masculino (série prata)

NATAÇÃO - Pietro Piculi - 100m costas masculino (série bronze)

TAEKWONDO - Arthur Viana - luta até 37 kg (série bronze)

VÔLEI DE PRAIA - Bernardo e Miguel - masculino (série bronze)

WRESTLING - Geral feminino (série prata)

WRESTLING - Lucas Nascimento - 52 kg (série prata)

WRESTLING - Samilly Lopes - 36/39 kg (série prata)