Espírito Santo terá pouca chuva e calor intenso em dezembro
Segundo informações do Climatempo, o Espírito Santo poderá ter períodos relativamente longos sem chuva em dezembro. Além disso, também destacou que as temperaturas tendem a ficar acima da média em todas as áreas Região Sudeste, mas estas regiões terão alguns períodos amenos intercalando com períodos de calor um pouco mais intenso por causa da passagem das frentes frias.
Além disso, também haverá episódios de chuva forte e também veranicos, períodos com pouca chuva e calor intenso. A chuva de dezembro será irregular e o mês deve terminar com acumulados abaixo da média em várias áreas.
A irregularidade da chuva vai deixar a temperatura mais alta do que o normal no norte e leste de Minas, no Espírito Santo e na faixa litorânea do estado do Rio de Janeiro. Estas regiões são as mais sujeitas a terem dias de calor mais extremo.
El Niño
O fenômeno El Niño deve atingir seu ponto máximo entre dezembro de 2023 e janeiro de 2024 e vai continuar tendo forte influência no Clima sobre o Brasil. As condições para muita chuva na Região Sul e menos chuva na Região Norte ainda serão observadas.
Em novembro, cientistas da ABC (Academia Brasileira de Ciências) relataram que dezembro deve ser ainda mais quente e seco que os últimos meses. A Organização Meteorológica Mundial (OMM) estima que os efeitos do El Niño devem ser sentidos pelo menos até abril do próximo ano.