Estadual de Velocidade na Terra agitará Aracruz

Estadual de Velocidade na Terra agitará Aracruz

Neste final de semana, a adrenalina sobre quatro rodas vai dominar Aracruz, no norte do Estado com duas etapas do Campeonato Estadual de Velocidade na Terra.

Os eventos ocorrem no Autódromo de Aracruz no sábado (29) e domingo (30) e prometem casa cheia.

Faltando duas etapas com rodadas dupla, domingo o Autódromo de Aracruz deve lotar, pois nas duas categorias, dependendo dos resultados, dois pilotos do município poderão assumir a liderança em suas categorias, sendo pai na de Pilotos Graduados (Lucyano Cabalini) e o filho na de novatos JP Cabalini.

Na categoria Graduados quem assumiu a liderança na etapa passada foi o piloto de Anchieta, Wellington Gadernal, um dos pilotos mais seguidos pelo público devido sua irreverência e arrojo na pista. Gadernal, com 53 pontos, vai para pista com seis pontos de diferença para o ex líder Betinho Sartório e Lucyano Cabalini que estão empatados com 47.

A categoria ainda terá no grid muitos conhecidos do Barródromo de Jacaraípe. Nomes como o de Liliu, Romildo Strey, Mayk Wagner e Eudimar Pantersom são alguns deles e poderão embolar ainda mais o campeonato e levar para a final vários postulantes ao título da temporada 2023.

Vale ressaltar que Gadernal sai de Anchieta com carro no guincho e equipe e família acompanhando, para correr em Aracruz. São quase 170 km de distância. Cinquenta a mais do que para o Barródromo de Jacaraípe na Serra.

Ainda na Categoria Graduados, o piloto e também organizador do evento, Lucyano Cabalini, que sempre vem como elemento surpresa, na cautela e trazendo o regulamento em seu cinto de segurança, vai para a terceira rodada dupla tendo que mudar sua estratégia também pela terceira vez.

Na primeira Rodada Dupla o carro 60 foi inscrito nas duas categorias e correu as quatro baterias do dia, sendo duas com ele e duas com o filho, JP Cabalini, na categoria Novatos. JP fez o dever de casa vencendo as duas e Cabalyni foi terceiro em suas baterias. Na segunda Rodada ele tinha o carro só para ele, pois havia montado outro carro para o filho. Para a Rodada Dupla de domingo a nova estratégia será para dividir seu carro com o filho mais velho na Categoria Graduados, o Lucyano Cabalini Filho, o Lucyaninho. Piloto com título no Kart, onde foi Campeão da Copa das Federações em 2013, e em Fórmula como Vice Campeão da Fórmula Júnior em 2014.

De olho na organização do evento, no filho mais novo na categoria Novatos com outro carro e tendo que dividir o carro com o filho mais velho na mesma categoria, ele terá que ter muito controle para entrar na pista e separar suas funções para focar apenas na corrida..

São 32 pontos a serem disputados além das bonificações. A vitória da primeira prova vale 11 pontos contra nove do segundo colocado. Já a segunda e última do dia vale 21 pontos contra 19. O que mostra o perigo de uma quebra, principalmente na segunda bateria. E vale para as duas categorias.

Já na categoria Novatos não muda muito as coisas, pois o piloto da casa, JP Cabalini, também liderava na pontuação e acabou perdendo a liderança para Heitor Valbuzi que é de Jaguaré. João Paulo, o JP, que dividia o carro com o pai (Lucyano Cabalini), tinha levado um carro novo para pista que acabou não rendendo o esperado.

A categoria Novatos é reservada para pilotos de primeira carteira. É para quem nunca se inscreveu numa competição supervisionada pela Federação. O que tem chamado atenção de muitos interessados em ingressar no evento, vendo a categoria como uma Categoria Escola. Um exemplo presente é o piloto Wellington Gadernal que é líder da Graduados hoje.

Essa temporada 2023 foi regulamentada pela Federação de Automobilismo para realização de quatro eventos com rodada dupla, totalizando oito etapas. A pontuação das etapas são diferentes entre as de números pares e impares e também pontuam o piloto que fizer a Pole (2) e o que fizer a volta mais rápida da etapa (1).

A organização confirmou a participação de 14 pilotos na Categoria Graduados e oito na de Novatos. E expectativa é que chegue a 25 pilotos no total para domingo.