Exportações do agronegócio capixaba alcançam US$ 1,2 bilhão nos oito primeiros meses de 2023
No acumulado deste ano, o valor da comercialização exterior do agronegócio capixaba alcançou a marca de US$ 1,2 bilhão de dólares no acumulado de 2023, valor 20,5% superior ao mesmo período do ano passado.
Desde o período pré-pandemia, o Estado não alcançava a casa do bilhão nos oito primeiros meses do ano. O volume de exportação também aumentou em 18,5%, no total, mais de 1,6 milhões de toneladas de produtos capixabas foram embarcadas para o exterior.
As maiores variações positivas no valor comercializado foram para gengibre (+137,4%), café cru em grãos (+33,4%), café solúvel (+19,9%), celulose (+25,4%), chocolates e preparados com cacau (+3,8%) e carne bovina (+3,6%), que compensaram a queda da pimenta-do-reino (-19,5%) e do mamão (-21,9%).
Os três principais produtos da pauta das exportações do agronegócio capixaba (celulose, complexo cafeeiro e pimenta-do-reino) representaram mais de 92,5% do valor total comercializado de janeiro a agosto deste ano.
O crescimento do volume comercializado foi devido às variações positivas do café cru em grãos (+67,9%), gengibre (+29,4%), celulose (+16,9%), pimenta-
do-reino (+5%) e chocolates e preparados com cacau (+3,9%), que compensaram a queda da quantidade exportada de mamão (-35,6%), carne de frango (-53,7%), peixes (-30,7%) e álcool etílico (-22%).
No comportamento dos preços médios internacionais, houve queda para o café cru em grãos (-18,1%), pimenta-do-reino (-23,3%) e de peixes (-5,3%), e alta de preços para gengibre (+83,5%), mamão (+21,2%), celulose (+7,3%), carne de frango (+19%) e carne bovina (+2,1%). A variação de volumes e preços se refere à comparação dos dados acumulados de janeiro a agosto de 2023/2022.
O Espírito Santo foi o estado brasileiro maior exportador de pimenta-do-reino, mamão e gengibre, além de terceiro colocado na comercialização do complexo