Feriado do Dia das Crianças tem redução no número de acidentes em comparação ao 7 de setembro
Na manhã desta segunda-feira (16) a PRF do Espírito Santo divulgou o resultado da Operação Nossa Senhora Aparecida 2023. Foram quatro dias que as rodovias federais do Espírito Santo contaram com um reforço no efetivo por conta do feriado prolongado.
Os números do balanço demonstram diminuição no número de acidentes, feridos e mortos. Este ano, contabilizando a partir da noite do dia 12 de outubro até a madrugada do dia 15 de outubro, foi registrado apenas um óbito. Foram 24 acidentes e, no total, 29 pessoas que ficaram feridas.
No feriado da Independência deste mesmo ano, que contemplou os mesmos quatro dias de intervalo, foram registrados seis óbitos, 40 feridos e 25 acidentes, o que caracterizou para este feriado do Dia das Crianças uma queda de 83% no número de vítimas fatais, queda de 28% no número de feridos e queda de 4% no número total de acidentes.
O entendimento é que o planejamento, o mapeamento e a ocupação dos locais críticos pela PRF, com o objetivo de garantir um trânsito mais seguro, fez-se valer, coibindo a prática de infrações, dentre outras, como o excesso de velocidade, a ultrapassagem na faixa contínua e a embriaguez ao volante, infrações essas que impactam diretamente e de forma relevante nos resultados das operações no que tange os indicativos de letalidade, gravidade e quantidade de acidentes.
No feriado de 7 de setembro, foram 959 condutores flagrados com excesso de velocidade pelos radares da PRF; neste feriado do dia 12, foram 694. Já a ultrapassagem proibida obteve 163 casos no recesso da Independência, contra 192 do feriado do Dia das Crianças.
Ainda, no feriado de setembro, foram 807 testes de alcoolemia e 14 notificações por beber e dirigir; contra 666 testes de bafômetro e 24 notificações por embriaguez ao volante neste feriado do Dia das Crianças.
No trabalho desenvolvido, a PRF no ES fiscalizou 2.111 veículos neste feriado de outubro, verificando a condição de documentos de 2.286 pessoas. Os agentes também extraíram 1.585 autos de infrações, recolheram ao pátio 89 veículos e detiveram em flagrante 09 pessoas.