Licitação para a construção da barragem de Aracruz é aberta pelo Governo estadual
A segurança hídrica da sede de Aracruz está sendo garantida por um termo de cooperação assinado pelo prefeito Dr. Coutinho com o governador Renato Casagrande e a Associação Movimento Empresarial Aracruz e Região (Amear), para a construção da barragem da sede, no rio Piraquê-açu, com a licitação sendo publicada no Diário Oficial do Estado do último dia 28.
A obra, que teve projeto elaborado pela Amear, será construída pela secretaria estadual de Agricultura, com supervisão do SAAE de Aracruz. A barragem, orçada em R$ 34 milhões, terá 151 metros de largura e seis de altura, ocupando uma área alagada de 29 hectares, o equivalente a um milhão de metros cúbicos. Será uma barragem agrícola que servirá de segurança hídrica para a sede de Aracruz.
Para atingir o objetivo desse importante empreendimento, um Termo de Cooperação foi firmado em 2016 e atualizado em 2019, com a participação do Governo do Estado, da Prefeitura de Aracruz e da Amear. A cooperação resultou na execução de todas as etapas que antecedem a obra, como estudos, elaboração dos projetos executivos, desapropriações etc., após o licenciamento ambiental pelo Idaf.
Um passo importante para a segurança hídrica da sede é a construção desta nova barragem, com eventual uso na produção de energia elétrica, quando possível, mas, principalmente, para reservar água das chuvas abundantes no período úmido para uso agrícola e abastecimento de água da cidade e distritos no período seco. Em 2016 Aracruz passou por um momento crítico com a falta d’água em vários mananciais.