Menores de 10 a 14 anos seguem como público alvo da vacina contra a dengue no ES

Crianças e adolescentes de 10 a 14 anos permanecem como público-alvo da vacina contra a dengue no Espírito Santo, mesmo diante do anúncio do Ministério da Saúde (MS), que abriu a possibilidade de vacinação de pessoas de 6 a 16 anos ou mesmo de 4 a 59 anos, com vacinas com prazo de validade de até dois meses.
Segundo a coordenadora do Programa Estadual de Imunizações e Vigilância das Doenças Imunopreveníveis, Danielle Grillo, no Espírito Santo não há vacinas de dengue em estoque com validade curta, portanto a mudança não se aplica aos municípios capixabas.
“O Espírito Santo está com as doses com prazo de validade superior a seis meses. Atualmente, há 18.358 doses da vacina nas redes de frio e salas de vacinação nas unidades de saúde. Importante que os pais levem os seus filhos(as) para se vacinarem. A vacinação é gratuita, segura e evita mortes por dengue nessa faixa etária”, afirmou.
Em 2025, o Espírito Santo aguarda novo envio da vacina pelo Ministério da Saúde para vacinação de primeiras e segundas doses das crianças e adolescentes de 10 a 14 anos de idade, indispensáveis para garantir a proteção completa contra a doença.
Doses
O Estado recebeu do Ministério da Saúde 196.340 doses da vacina contra a dengue, até o dia 26 de dezembro de 2024. No total, foram utilizadas 177.982 doses, o que representa uma taxa de utilização de 91%, segundo o Site Vacina e Confia ES e o Sistema de Informação de Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde, nesta segunda-feira (17).
A meta é vacinar 90% dos 246.651 jovens no Estado. No total, 120.171 crianças e adolescentes receberam a primeira dose da vacina, o que representa 48,7% de cobertura vacinal. Já 47.337 deles tomaram a segunda dose da vacina, cerca de 19% de cobertura vacinal. Os dados estão disponíveis no Site Vacina e Confia ES.
Mensagem via SMS
Desde o ano passado, a Secretaria da Saúde (Sesa) passou a enviar mensagens nos celulares, via SMS, para lembrar os pais de vacinar as crianças e adolescentes. Até o momento, foram enviados 271.616 torpedos alertando sobre aquelas que não receberam a primeira dose ou já estão aptas a receber a segunda dose da vacina.