Moradora de Linhares é a 2ª a morrer por dengue no ES
Uma mulher de 56 anos, moradora da bairro Lagoa do Meio, em Linhares, no norte, morreu vítima de dengue. É o segundo óbito pela doença confirmado no Espírito Santo este ano.
Segundo a Vigilância Epidemiológica de Linhares, a mulher tinha comorbidades e morreu dia 7 de fevereiro. O caso estava em investigação. Em 2024 Linhares já registra 1.289 casos confirmados da doença.
Primeira morte
A primeira morte por dengue do ano no Espírito Santo foi confirmada dia 17 de fevereiro. O óbito aconteceu na semana 6 – entre os dias 6 e 10 de fevereiro -, no município de Laranja da Terra.
Primeiros sintomas
A secretaria municipal de saúde reforça a importância de que a população procure atendimento médico numa das 35 unidades de saúde dos bairros e interior logo nos primeiros sintomas. Dessa forma, evita-se o agravamento da doença e a possível evolução para óbito.
Os principais sintomas são febre alta (39°C a 40°C), com duração de dois a sete dias, dor retroorbital (atrás dos olhos), dor de cabeça, dor no corpo, dor nas articulações, mal-estar geral, náusea, vômito, diarreia e manchas vermelhas na pele, com ou sem coceira.