Padre Lucas morre aos 92 anos em Aracruz

Padre Lucas morre aos 92 anos em Aracruz

Faleceu, as 0:45 desta quarta-feira (30), aos 92 anos, Padre José Mendes Lucas, pároco muito querido em Aracruz. A Paróquia São João Batista de Aracruz emitiu, nota de pesar pelo falecimento.

Lamentamos profundamente o falecimento do Padre José Mendes Lucas, uma figura tão querida em Aracruz.

Seu legado de amor e simplicidade deixará uma marca duradoura na comunidade. A decisão de realizar um velório simples e reverter gastos em cestas básicas é um testemunho de sua humildade e dedicação aos necessitados.

Que sua alma descanse em paz e que sua memória inspire todos a continuarem seu trabalho de amor e solidariedade. Nossos sentimentos à Paróquia São João Batista e a todos que o conheceram e amaram.

Padre Lucas

José Mendes Lucas era português, e a mais de 50 anos vivia no Brasil. Ele ordenou-se padre em 1956 e, após alguns anos, decidiu partir em missão para Angola.

Em 1970, foi obrigado a deixar o continente africano por motivos políticos e optou assim por viver no Brasil.

Em Linhares, ajudou a fundar comunidades eclesiais de base, experiência que rendeu o livro “A Igreja nasce do povo”, escrito em parceria com os amigos Leonardo Boff e Carlos Mesters, e traduzido para diversos idiomas.

Em 1983, mudou-se para Aracruz, onde assumiu a Paróquia São João Batista. Foram 22 anos de trabalho como pároco, onde organizou, nesse período, as estruturas pastorais e administrativas para que novas paróquias fossem criadas na região, o que efetivamente aconteceu.