PF apreendeu R$ 65 mil em notas falsas no ES
O Espírito Santo têm se tornado um local de rota para dinheiro falso. Só no ano de 2022, a Polícia Federal apreendeu R$ 65 mil em notas falsificadas e esse crime tem levado muitos jovens para a prisão.
Marcas d'água, quebra-cabeça contra a luz, textura, são detalhes que muitos comerciantes já observam ao receber notas altas. Porém, mesmo com todo o esforço, ainda é possível encontrar muito dinheiro falso e, para isso, uma série de investigações são montadas.
Os compradores da moeda falsa têm um perfil bem delineado. De acordo com o superintendente da Polícia Federal no Espírito Santo, Eugênio Ricas, o número de jovens envolvidos com esse tipo de crime têm crescido.
Muitos dos 34 presos no Espírito Santo no ano passado, usando dinheiro falso, são jovens de classe média de apenas 18 anos, que usavam do crime para estratégia de sair com garotas e gastar em baladas.
Fabricação do dinheiro falso
O dinheiro falso é produzido em fábricas clandestinas espalhadas pelo Brasil. Cada criminoso usa de uma técnica para falsificar as notas, seja lavando elas quimicamente e imprimindo novos valores por cima ou começando o processo do zero com um novo papel.