Polícia encaminhamais de mil veículos sucatas que estavam em pátios por todo o Estado

Polícia encaminhamais de mil veículos sucatas que estavam em pátios por todo o Estado

A Polícia Civil do Estado do Espírito Santo (PCES), por meio da Força-Tarefa de Gestão de Veículos Destinados à Alienação (FTGVDA), em convênio com o Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES), entrou na fase de conclusão os procedimentos de reciclagem de 569 carros e 1.415 motocicletas, os quais encontravam-se depositados em Pátios por todo o Estado e, foram centralizados na Central de Leilões do Detran|ES, antigo Pátio Central, em Campinho da Serra I, no município da Serra. A ação de prensagem começou no início de agosto.

Por fim, há também veículos que foram adulterados pelos criminosos e, mesmo após serem periciados, não foi possível obter sua identificação original, o que impede a sua regularização perante o órgão de trânsito. Assim, após analisar criteriosamente cada situação, chegaram-se a este montante de veículos cuja reciclagem é a medida mais recomendável.

Uma vez que a apreensão de veículos é uma ação inerente à atividade da Polícia Civil, novos procedimentos de reciclagem devem ser realizados no futuro com os mesmos objetivos. Também está em fase de planejamento a execução de um leilão de veículos apreendidos conservados, ou seja, que após autorização judicial são passíveis de arrematação por particulares para posterior regularização e retorno à circulação.

Só em 2023, o Detran|ES já entregou 2 mil toneladas de sucata para empresas regulares do ramo de reciclagem, siderurgia ou fundição que arremataram leilões.