Região Norte do ES vai ter novas rodovias e reforço com aeroporto

Além da duplicação de rodovias, a região Norte do Estado também pode ser beneficiada por investimentos em ferrovias e na retomada do aeroporto de Aracruz para o transporte de cargas. No caso do aeroporto, a retomada foi anunciada no último mês de novembro, e o vice-governador Ricardo Ferraço fez declaração sobre o interesse da Suzano em atuar no espaço.
Já sobre as ferrovias, o governador Renato Casagrande chegou a conversar com o presidente Lula, em Brasília, sobre a possibilidade de se consolidar um corredor centro-leste ferroviário, que ligaria Goiás e Minas Gerais aos portos do Espírito Santo, em meio a conversas sobre a renovação da Ferrovia Centro-Atlântica (FCA).
A avaliação interna do Ministério dos Transportes sobre o futuro da maior concessão ferroviária em operação no país indica que a realização de um leilão do traçado é o caminho mais vantajoso para o poder público.
O governo poderia desmembrar essa malha em diferentes blocos de concessão, além de incluir a recuperação de milhares de quilômetros de trilhos que foram abandonados nas últimas décadas pela VLI, a atual concessionária da FCA.
Os 7.857 km de linhas da FCA interligam Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Goiás, Bahia, Sergipe e Distrito Federal, conectando-se às demais concessões que operam no País.
O problema é que grande parte dessa malha apodreceu ou passou a ser subutilizada pela VLI — dos 7.857 km de extensão da FCA, cerca de 3.000 km estão inutilizados.