Trânsito na Serra: veja quais são as obras para reduzir atuais gargalos

Trânsito na Serra: veja quais são as obras para reduzir atuais gargalos

Não é de hoje que quem trafega pela Serra, em especial no intercâmbio com a Capital, reclama do trânsito, principalmente nos horários de pico. Diante do problema da trafegabilidade nas duas vias que ligam os municípios, a Avenida Norte Sul e a BR-101, a reportagem do Folha Vitória conversou com Halpher Luiggi, secretário Municipal de Obras do maior município do Estado.

Ele ressaltou a sinergia entre as duas cidades da região metropolitana, dizendo que há muita gente que mora em Vitória e trabalha na Serra e vice-versa. Além dos trabalhadores, há fluxo de estudantes e de quem busca serviços hospitalares nos dois grandes centros.

“Chegamos no limite da capacidade nas duas vias e, baseado nisso, precisamos de alternativas ou de tentar melhorar a infraestrutura existente. Então agora temos várias obras”, destacou.

 

Em especial, o secretário detalhou quatro alterações que devem reduzir os gargalos gerados ao tráfego de passageiros:

Contorno do Mestre Álvaro

 

Apesar de ser uma obra federal, de competência do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), ela deverá retirar muito do que se convencionou chamar de “tráfego de passagem”. 

 

Segundo Luiggi, o contorno deverá retirar uma quantidade significativa do trânsito da BR-101, como vários caminhões. 

“Isso, por si só já alivia um pouco o trânsito da Serra, já que uma boa parte vai ser encaminhada ao contorno a 101 ficará melhor para trafegar. E, com isso, quem usava a Norte-Sul pode ir pela 101. Apesar disso, sabemos que continuaremos tendo retenções nas duas vias principais”, disse.

Rotatória do Ó

As obras da Rotatória do Ó, localizada no Parque Residencial Laranjeiras, têm previsão de conclusão para junho deste ano. A intervenção tem como objetivo melhorar o tráfego de cerca de 4 mil motoristas que circulam por hora nesta região.

Segundo a prefeitura, com este novo dispositivo viário, serão três conjuntos de viadutos, duas pistas exclusivas para ônibus, além de passagem expressa da Avenida Eldes Scherrer Souza até as avenidas Talma Rodrigues e Copacabana.

Rotatória do Ó vai se chamar Rotatória Argeu Alves Costa Neto

O investimento é de cerca de R$ 50 milhões para construir três faixas em sentido único para veículos em geral e duas faixas de mão e contramão exclusivas para o transporte coletivo.

As duas passagens inferiores que ligam as avenidas Eldes Scherrer e Talma Rodrigues Ribeiro têm a extensão de 400 metros.

Além disso, a passagem inferior que dá acesso à avenida Copacabana tem 180 metros, totalizando, assim, 580 metros de pista nas rampas do interior da rotatória.

Quando ficar pronta, a Rotatória do Ó passará a se chamar Rotatória Argeu Alves Costa Neto, uma homenagem ao soldado da Polícia Militar que morreu após a viatura em que estava cair em um buraco durante as obras, em 8 de junho de 2022.

BR-101 - Rodovia das Paneleiras

 

O próprio governo do Estado está ampliando a capacidade, com a construção do viaduto de Carapina em frente ao Vitória Apart Hospital, dando acesso ao Bairro de Fátima. 

“Isso elimina o gargalo e melhora bastante a trafegabilidade na 101”, explicou Luiggi.

Foto: Erika Santos/Folha Vitória

Chegada na Serra pela Rodovia das Paneleiras, onde viaduto está sendo construído

Avenida Norte-Sul

Uma obra está sendo realizada pela prefeitura, segundo o secretário. 

“Desde a divisa com Vitória até o bairro São Geraldo. Recapeamos o trecho e estamos melhorando a sinalização. Havia alguns buracos e problemas de pavimento. De São Geraldo até Jacaraípe será feita ampliação de capacidade – em cerca de 50% – para absorver mais tráfego (entre São Geraldo e a ES-010). Ou seja, haverá uma velocidade de operação maior, em um trajeto de cerca de 2km.

Para Luiggi, as três intervenções não garantem a resolução de todos os problemas de trafegabilidade nas vias, mas a expectativa é de que melhore. 

“Todas elas devem estar concluídas até o final do ano, e aí poderemos avaliar com calma o impacto que terão nos moradores da Grande Vitória”, apontou.

 

Outros quatro projetos em fase inicial

De acordo com o secretário Municipal de Obras da Serra, outros quatro projetos foram anunciados, com esforços para melhorar o fluxo viário na cidade.

“Não podemos ficar só nisso, precisamos melhorar a trafegabilidade de vários pontos na Serra. Quando o contorno do Mestre Álvaro estiver pronto, o que hoje é BR-101 vai ser municipalizado, estamos nas tratativas com o DNIT. E a Serra tem uma posição econômica forte e demanda por construções. Nesse contexto, quanto mais apartamentos e comércio, mais tráfego”, destacou Luiggi.

 

Para aliviar ainda mais gargalos, o responsável pela pasta citou uma série de quatro projetos em andamento. “Quando a terminar a obra do contorno, vamos começar a colocar em prática”. Entenda quais são:

Obra próxima à Serra-Sede

Está prevista uma ligação com a rodovia que liga Serra-Sede a Jacaraípe: o contorno de São Domingos. Nela está previsto um viaduto e mais acessos, ao longo dos 11km de via. 

“O viaduto seria importante porque quem quer chegar em Serra-Sede nos horários de pico, enfrenta muita dificuldade. Um viaduto a mais, teria o trânsito dividido por dois. Esta obra já foi licitada e aguarda alocação de recursos”, disse o secretário.

Trevo de acesso a Cidade Pomar (também na BR-101)

É previsto um viaduto no local, já que a região conta com muitas ocorrências de acidentes. 

“O acesso ao bairro é perigoso, só se acessa por um lado. Se o cidadão de lá quiser ir para Vitória, tem que ir em outro bairro para acessar a 101. Com o viaduto, não vai acontecer mais e isso aumenta a segurança. O projeto deve ser finalizado até o final de maio”, pontuou.

 

Mergulhão na 101 com Avenida Eldes Scherrer Souza

O secretário disse que a prefeitura planeja construir um mergulhão entre a BR-101 e a Avenida Eldes Scherrer Souza, na entrada de Laranjeiras.

“A ideia é que, ao final da ida ao Terminal de Laranjeiras, há a Rotatória do Ó e o congestionamento é gigante em todo horário de pico. Será usado por quem vai para a Capital ou para José de Anchieta ou Laranjeiras. Ali é uma região de frequentes acidentes. Então faremos um mergulhão, o veículo vai passar por baixo da estrada. O projeto fica pronto em abril e a licitação deve ocorrer no segundo semestre”, acrescentou.

Projeto da entrada da ArcelorMittal

Outro projeto que tem como intuito melhorar a mobilidade será uma avenida municipal na entrada da ArcelorMittal.

“É uma avenida municipal, com um trevo semaforizado. Faremos intervenção em dois níveis, retirando os semáforos e fazendo circulação livre. O projeto deve ficar pronto em agosto e a licitação é prevista para o ano que vem”, disse.