Vila Nova e Prosperidade decidem o Campeonato Capixaba Feminino
Pela quarta edição consecutiva e a quinta na história, Vila Nova e Prosperidade vão decidir o título do Campeonato Estadual Feminino. As duas equipes confirmaram a classificação no último fim de semana, vencendo novamente suas adversárias nas semifinais.
O Vila Nova superou o Atlético Guarapariense de novo pelo placar de 4 a 1, no último domingo (13), no estádio Arlindo Villaschi, em Viana. Luana foi o grande destaque da partida ao marcar três gols, o famoso hat-trick. O primeiro foi de cabeça, o segundo em chute da entrada da área e o terceiro de falta. Gabi também marcou para o Vila Nova, em chute de longe, e Inara descontou para o Guarapariense, cobrando falta.
A classificação do Prosperidade foi no sábado (12), com outra vitória em cima do FC Estadual, dessa vez por 2 a 0, no estádio Humberto Scaramussa, em Vargem Alta. Larrisa abriu o placar, após cobrança de escanteio, e Bruna fez o segundo, em lindo chute de fora da área.
Dessa forma, assim como em 2017, 2019, 2021 e 2022, Vila Nova e Prosperidade chegam juntos às finais do Estadual Feminino. Em 2020 não teve competição, em virtude da pandemia. O Vila Nova levou a melhor em todas essas finais e soma oito títulos, sendo sete consecutivos. O Prosperidade, por outro lado, tenta sua primeira conquista.
A final será disputada em jogos de ida e volta, o primeiro marcado para o próximo sábado (19), às 15h, no estádio Humberto Scaramussa, com entrada gratuita. A segunda partida terá mando de campo do Vila Nova, que liderou a primeira fase.
Em caso de empate na soma dos placares, a decisão vai para os pênaltis. Quem conquistar o título fica com a vaga para o Campeonato Brasileiro Feminino A3 do ano que vem.
“A gente trabalha para isso. Vai ser mais uma final contra elas (Prosperidade), não vai ser fácil, o jogo é jogado dentro de campo, mas vamos buscar o título!”, afirma Luana, do Vila Nova.
“É sempre bom chegar a mais uma final e agora a gente vai trabalhar para esses dois jogos, para tentar conquistar esse título. Cada ano é uma nova história, um novo campeonato, uma motivação diferente e a gente quer fazer a nossa história. Temos que aproveitar esse primeiro jogo em casa, com o apoio da nossa torcida, que já está se mobilizando”, avalia Larissa, capitã do Prosperidade.
O Estadual Feminino deste ano, assim como os Estaduais Sub-15 e Sub-17, conta com recursos de Termo de Fomento, de autoria do senador Marcos Do Val, no valor total de R$ 250 mil, via Ministério do Esporte, para pagamento de arbitragem, coletes, bola, medalhas e troféu.
Campeonato Capixaba Feminino – Final (Ida)
– Prosperidade x Vila Nova (19/08, 15h, Humberto Scaramussa, Vargem Alta)