Aracruz é a penúltima cidade a receber a caravana cultural na rota Circulação em Espaços Culturais
O Cultura em Toda Parte 2024, rota Circulação em Espaços Culturais, está na penúltima etapa da itinerância cultural pelo Espírito Santo.
A nona parada será em Aracruz, de segunda-feira (02) até domingo (08), no Teatro Municipal de Aracruz e no Centro de Referência das Juventudes Aracruz, com uma série de atividades que fomentam e difundem a produção artística do Estado.
Na sequência, o projeto segue para Afonso Cláudio. Toda programação é gratuita.
Os projetos que compõem a programação do Cultura em Toda Parte 2024 foram selecionados por meio de chamada pública da Secretaria da Cultura (Secult) e apresentam uma programação diversificada que passeia pela música popular e erudita, dança, teatro, literatura, patrimônio, performances, hip hop, cultura popular, circo, contação de histórias, oficinas, palestras, além de outras atrações para as comunidades.
Apresentações culturais
A programação cultural tem início na sexta-feira (06), a partir das 19 horas, com o Duo Harpa e Voz, no Teatro Municipal de Aracruz. A harpista Gláucia Castilho e a cantora lírica Maristela Araújo apresentam um repertório baseado na música clássica com árias de grandes nomes do gênero. Na sequência, Geraldo Majella faz o show Violão: Arranjos e Influências, que reúne músicas de diversos gêneros em arranjos especiais desenvolvidos pelo músico.
No sábado (07), as atividades têm início às 17 horas. A pedagoga e escritora Sara Ferreira Reis apresenta a contação de histórias Viajando No Mundo Dos Contos. Logo após, o samba pede passagem com o show da cantora Anastácia que apresenta canções autorais e hits brasileiros, no show Benquerença. Linharense, a artista já trabalhou com nomes como Arlindo Cruz, Diogo Nogueira e Xande de Pilares, teve a música “Água de Sal”, de sua autoria, gravada pela cantora Mart’nália.
Três atividades fecham a programação no domingo (08), a partir das 17 horas. André Forecchi apresenta o espetáculo Homem-Banda, o show em que o artista toca saxofone e percussão simultaneamente, sem tecnologia, com o auxílio de cordas e roldanas, em uma apresentação que reúne baião, samba e chorinho.
Logo após, a cantora Luiza Dutra apresenta as canções do seu primeiro álbum, Meu Canto, lançado em 2024. A artista, que participou do The Voice Brasil, vai apresentar composições como a faixa-título, Noite e Bem Mal Me Quer. Fechando a itinerância em Aracruz, a apresentação da drag queen Violeta Van Cartier. Cantora, compositora e performer, a artista vai apresentar um show autoral, com músicas do EP Todas as Marias, além de canções lançadas anteriormente e músicas de artistas femininas, em um show que enaltece a música brasileira.
Formações
Além da programação cultural, o Cultura em Toda Parte promove uma série de atividades de formação com o objetivo de aproximar a cultura e a educação. De 02 a 06 de dezembro acontece o curso de formação Introdução ao Teatro, com o ator, dramaturgo e diretor Marcelo Ferreira. No sábado (07), às 10 horas, a poeta Fernanda Tatagiba realiza a oficina Poesia Asas de Pedra.
Na formação, os alunos participam de várias dinâmicas que abordam a linguagem poética para a criação de uma poesia autoral. Depois, às 16 horas, a cantora, compositora, escritora, diretora audiovisual, produtora cultural e ativista aliada da Comunidade Surda, Bella Nogueira ministra a palestra Com Acesso, Com Afeto!, em que propõe um debate sobre a inclusão e acessibilidade para o público surdo, das telas aos palcos. Todas as atividades acontecem no Centro de Referência das Juventudes (CRJ) Aracruz.
Sobre Aracruz
Paisagens naturais, praias, manguezais, reserva biológica, arte, culinária, são algumas das características de Aracruz, cidade que está a 88 quilômetros de Vitória e localizada no litoral norte do Espírito Santo. O município tem, em seu território, Aldeias indígenas Tupiniquins e Guaranis, além de referências da cultura italiana, religiosidade e grande produção de celulose, fator econômico que há décadas é forte na cidade.
As praias de Aracruz, muitas delas consideradas bucólicas, se estendem por 47 quilômetros. Algumas têm águas calmas, outras são próprias para a prática de surf. São elas: Praia da Concha, Praia de Barra do Sahy, Praia de Coqueiral, Praia de Gramuté, Praia de Mar Azul, Praia de Putiri, Praia de Santa Cruz, Praia do Sauê, Praia dos Padres, Praia dos Quinze e Praia Formosa.
Outros locais preferidos pelos turistas são: Aldeia Temática Guarani - Tekoá Mirim; Morro do Pelado - Igreja de Monte Serrat; Museu Histórico de Santa Cruz; Museu Italiano; Parque Natural Municipal do Aricanga - Waldemar Devens; e Roça do Zé.
O Cultura em Toda Parte é uma realização da Secretaria da Cultura (Secult), em parceria com os Institutos Brasil de Cultura e Arte (IBCA) e Raízes, via chamamento público, e conta com recursos da Lei Paulo Gustavo (LPG), do Ministério da Cultura (Minc), Governo Federal.