Aracruz, Ibiraçu e João Neiva estão aptos ao 5G
A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) decidiu liberar a faixa do 5G — quinta geração de internet móvel — em mais 102 municípios. Na lista estão as cinco cidades capixabas de Alegre, Aracruz, Ibiraçu, Itapemirim, João Neiva e Marataízes.
A partir de 31 de julho as operadoras de telefonia já podem solicitar a ativação do sinal nessas áreas. A decisão foi tomada nesta quarta-feira (26) pelo Gaispi, grupo responsável por fazer o acompanhamento da implementação da tecnologia, que é comandado pela agência.
Com isso, 1.712 municípios passarão a ter o 5G disponível. A tecnologia estará disponível para 145 milhões de brasileiros, ou 69,3% da população nacional, segundo a Anatel. O sinal de internet 5G já está liberado em Vitória desde agosto de 2022. Essa geração de mais velocidade também já é uma realidade em Serra, Vila Velha, Cariacica, Cachoeiro do Itapemirim, Linhares, Guarapari, São Mateus, Colatina, Aracruz e outras.
Quinta geração
De acordo com a Anatel, a liberação da faixa não significa implantação imediata da tecnologia. “A instalação antecipada de estações de quinta geração nessas cidades depende do planejamento individual de cada prestadora”, disse a agência em nota.
O 5G deve chegar a todas as cidades do país até 2029, quando as operadoras devem instalar as antenas nas cidades de até 30 mil habitantes.