Campeonato Estadual de Velocidade na terra chega à decisão, em Aracruz
O Campeonato Estadual de Velocidade na Terra (VNT) terá seu momento de decisão no dia 29 de outubro, no Autódromo de Aracruz, norte do Estado. Estarão na pista para a 7ª e última etapa do ano pilotos das categorias Novatos e Graduados, com baterias, a partir das 14h.
A entrada é gratuita, com doação de 1kg de alimento não-perecível para a entidade Amigos da Justiça, de Barra do Riacho. A arquibancada pode receber até 2 mil pessoas.
Na categoria Graduados, a liderança é de João Pedro Cabalini, com 84 pontos, seguido por Arilson Auteiro (74), Heitor Valbuzzi (60), Berg Sossai (45), Derly Junior (44), André Sartório (29), Kayky Vietchesky (26), Fabio Fernandes e Robson Teixeira (19) e Hugo Giacomim (18).
Já na categoria Graduados Lucyano Cabalini lidera com 65 pontos, seguido por Bruno Nery (61), Betinho Sartório (59), Mayk Wagner (57), Welington “Gadernal” Viana (53), Eudimar “Patherson” Piffer (51), Maurício Lempê Neto (47), Anaílson “Liliu” Rui e Felipe “Cabeção” Thomes (34), e Romildo Strey (33).
O traçado do Autódromo de Aracruz tem 1.050 metros de extensão e é considerado bastante seletivo, por desafiar os pilotos nas ultrapassagens e manobras. Após a largada, os carros já chegam num trecho apelidado de “Quebra-Ovo”.
Na sequência, tem a Curva Cega, depois o Mergulho, Junção, Curva da Floresta e Curva da Chegada. A média de velocidade é de 80 km/h e a velocidade máxima de 142 km/h, que eles atingem antes da curva final.
A primeira bateria, no domingo, será na categoria Novatos, com 18 voltas ou 20 minutos de duração, a que prevalecer. Logo depois entram na pista os pilotos Graduados, no mesmo sistema. Ao final, haverá premiação no pódio para os vencedores das duas categorias da sétima etapa, seguida pela premiação dos vencedores do campeonato 2023.