Dados de 150 chaves Pix cadastradas na Shopee são vazados, diz Banco Central
Uma falha no sistema de segurança expôs dados pessoais vinculados a 150 chaves Pix da Shopee (SHPP Brasil Instituição de Pagamento e Serviços de Pagamentos LTDA.), informou o Banco Central na noite desta quinta-feira (19).
Foram vazadas informações como nome do usuário, número do CPF, instituição bancária, agência, número e tipo da conta. Procurada pela reportagem, a Shopee ainda não se manifestou.
Segundo o Banco Central, não foram expostos dados sensíveis, tais como senhas, informações de movimentações ou saldos financeiros em contas transacionais, ou quaisquer outras informações sob sigilo bancário.
“As informações obtidas são de natureza cadastral, que não permitem movimentação de recursos, nem acesso às contas ou a outras informações financeiras”, afirmou a autoridade monetária em comunicado nesta quinta-feira (19).
De acordo com o Banco Central, quem teve seus dados cadastrais expostos será notificado exclusivamente por meio do aplicativo ou pelo internet banking de sua instituição de relacionamento.
“Nem o BC nem as instituições participantes usarão quaisquer outros meios de comunicação aos usuários afetados, tais como aplicativos de mensagens, chamadas telefônicas, SMS ou e-mail”, alerta a instituição.
“O BC informa que foram adotadas as ações necessárias para a apuração detalhada do caso e serão aplicadas as medidas sancionadoras previstas na regulação vigente.
Desde a criação do Pix, foram registrados 15 vazamentos de dados de usuários da ferramenta. A relação das instituições que tiveram falha no sistema e quais dados foram expostos está disponível no site do Banco Central.