Espírito Santo decreta emergência por dengue
O Espírito Santo entrou em emergência por dengue. Um decreto foi assinado agora de manhã pelo governador, Renato Casagrande, e será publicado no Diário Oficial de quinta-feira (22).
Casagrande fez o anuncio e assinou o decreto durante a reunião de acompanhamento da situação de dengue no Espírito Santo. Até este momento do ano, o Estado tem quase 20 mil casos da doença duas mortes, uma em Laranja da Terra e outra em Linhares.
Segundo Casagrande, as primeiras Semanas Epidemiológicas (SE) de janeiro de 2024 foram melhores que as de 2023. Mas houve uma piora e a situação ficou mais grave, especialmente na última semana de fevereiro, com mais notificações e confirmações da doença.
Uma sala de situação está montada na Secretaria Estadual de Saúde (Sesa) para acompanhar a situação da dengue e também de outras arboviroses (chikungunya e zika) e orientou que os municípios também montem as suas.
O país tem, atualmente, 113 mortes por dengue, 438 óbitos em investigação, incidência de 321,9 casos por 100 mil habitantes e possibilidade de 653.656 novos casos. Nesse cenário nacional, o Espírito Santo ocupa o 6º lugar dos maiores coeficientes (510).