Estudantes de Aracruz realizam projeto sobre sustentabilidade
Alunos da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Ermentina Leal, localizada no município de Aracruz, participaram, no decorrer do mês de novembro, de um projeto interdisciplinar em prol da preservação ambiental.
A iniciativa, que uniu teoria, prática e tecnologia, buscou promover a conscientização ambiental e incentivar práticas sustentáveis por meio da reciclagem e da produção de papel semente.
Para a realização das atividades, os estudantes reutilizaram papéis usados, triturando-os e misturando-os com água e sementes de plantas nativas da região.
Desse modo, criaram novas folhas de papel, que não apenas reforçaram a importância do reaproveitamento de materiais, mas também trouxeram à tona a relevância do reflorestamento e da valorização da flora local.
Além disso, foram produzidas algumas sacolas biodegradáveis feitas a partir de amido de milho, uma solução prática para reduzir o uso de plásticos descartáveis, ampliando o debate sobre os impactos ambientais dos resíduos plásticos e os benefícios de alternativas sustentáveis.
De acordo com o professor de Ciências Gabriel Porto dos Santos, para a execução da atividade foi necessário trabalhar medições precisas, misturas químicas seguras e modelagem, conectando criatividade e ciência para resolver problemas ambientais.