No ES mais de 2,6 mil pacientes são ativos de Alzheimer
Mais de 2,6 mil pacientes ativos, que receberam medicamento nos últimos seis meses, de Alzheimer no Espírito Santo.
Classificado como uma doença neurodegenerativa progressiva, o Alzheimer afeta a memória, o pensamento e o comportamento de cerca de 1,2 milhão de brasileiros atualmente.
A expectativa é que esse número venha ainda a aumentar, com o envelhecimento gradual da população.
No Espírito Santo, onde vivem cerca de 600 mil idosos, não há ainda uma contagem de pessoas diagnosticadas com a doença mas, nos últimos seis meses, mais de 2.500 pacientes passaram a fazer uso das Farmácias Cidadãs Estaduais para controle da doença.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que cerca de 55 milhões de pessoas vivam com algum tipo de demência, sendo a mais comum a doença de Alzheimer, que atinge sete entre dez indivíduos nessa situação em todo o mundo.
A OMS alerta para a tendência de aumento preocupante desses números, com o envelhecimento da população. Estimativas da Alzheimer’s Disease International, sediada no Reino Unido, mostram que os números globais poderão chegar a 74,7 milhões, em 2030, e 131,5 milhões, em 2050.
Já no Brasil, dados do Ministério da Saúde indicam que em torno de 1,2 milhão de pessoas têm a doença e 100 mil novos casos são diagnosticados por ano.