Pinguins aparecem no litoral do Espírito Santo durante migração

Pinguins aparecem no litoral do Espírito Santo durante migração

A presença de pinguins nas praias do Espírito Santo tem chamado a atenção neste fim de semana. No domingo (13), um exemplar foi encontrado vivo, porém bastante debilitado, por guarda-vidas na praia de Marataízes. A equipe prestou os primeiros cuidados até a chegada de veterinários do Instituto de Pesquisa e Conservação Marinha (IPCMar), que realizaram o resgate do animal.

Esse não foi um caso isolado. No mesmo dia, outro pinguim foi localizado em Balneário Carapebus, na Serra. Ao longo do fim de semana, pelo menos outros seis registros foram feitos em diferentes pontos do litoral capixaba, mobilizando instituições como o Instituto de Pesquisa e Reabilitação de Animais Marinhos (IPRAM).

Segundo veterinários, a ocorrência é comum nesta época do ano e envolve, em geral, pinguins jovens em sua primeira migração. Durante a longa jornada, alguns se cansam e acabam se afastando do grupo, buscando abrigo nas praias para descansar. Outros podem chegar à costa debilitados, feridos ou doentes.

Os animais resgatados são encaminhados ao IPRAM, em Vila Velha, onde passam por um processo de reabilitação.

Contatos para resgate de pinguins:

  • Serra, Fundão, Aracruz e Conceição da Barra: (27) 99970-2576

  • Demais municípios: 0800 991 4800

Enquanto aguardam o resgate, é importante manter os pinguins aquecidos, sempre com os devidos cuidados para evitar o risco de transmissão da gripe aviária.