Primeira ZPE privada no ES será em Aracruz
Na tarde desta quarta-feira (19), o presidente em exercício, Geraldo Alckmin (PSB) confirmou a aprovação da primeira Zona de Processamento de Exportação (ZPE) privada do Brasil no Espírito Santo, que será localizada em Aracruz, região norte do Estado. A informação foi comemorada pelo governador do Estado, Renato Casagrande (PSB).
Em suas redes sociais, Casagrande comemorou a decisão que cria uma área de livre comércio com o exterior, destinada à instalação de empresas direcionadas para a produção de bens a serem comercializados.
“Que ótima notícia! O Presidente da República em exercício Geraldo Alckmin acabou de me informar que a primeira Zona de Processamento de Exportação (ZPE) do Brasil foi aprovada e será em Aracruz. Ele virá ao ES para assinar a resolução no próximo dia 27/07”, escreveu o gestor capixaba.
O local servirá para prestação de serviços vinculados à industrialização das mercadorias a serem exportadas ou à prestação de serviços a serem comercializados ou destinados exclusivamente para o exterior, considerados zonas primárias para efeito de controle aduaneiro.
O projeto foi conduzido pela Imetame e empresas parceiras, com o apoio da Prefeitura de Aracruz, Governo do Estado, além da Associação Movimento Empresarial de Aracruz e Região (Amear) e Findes.
“Estamos trabalhando nessa implantação junto com a Imetame, cuja área será a primeira Zona de Processamento de Exportação de nosso estado, o que será uma importante ferramenta para o desenvolvimento de nossa cidade. A expectativa é bem positiva para a geração de exportações e renda”, declarou o prefeito de Aracruz, Dr. Coutinho (Cidadania).
O Brasil tem, atualmente, 11 ZPE’s autorizadas, todas por meio da iniciativa pública. Em operação estão as de Pecém (CE) e Parnaíba (PI). A Lei Federal que alterou o marco legal para ZPEs privadas foi instaurada apenas em 2021, com o Espírito Santo recebendo a primeira neste modelo.