Representantes da comunidade escolar discutem criação de protocolo de segurança nas escolas de Aracruz
O Prefeito Dr. Coutinho, na companhia do vice-prefeito, Beto Vieira, dos secretários de Administração e Recursos Humanos (SEMAD), Marcus Coelho, de Educação (SEMED), Jenilza Spinassé e de Ações Estratégicas (SEMAE), Jeesala Coutinho, bem com dos vereadores, recebeu em seu gabinete na tarde dessa segunda-feira (10), representantes da comunidade escolar de Aracruz, visando debater a criação de protocolo de segurança nas escolas da Rede Municipal de Ensino.
A exigência da comunidade escolar surge diante da insegurança e medo causados pelas constantes ameaças e ataques em escolas de todo o país, inclusive no próprio município de Aracruz, que em novembro de 2022 sofreu um brutal atentado, quando um adolescente de 16 anos invadiu uma escola estadual e outra particular, ambas do bairro Coqueiral, matando quatro pessoas e ferindo outras 12.
Durante a reunião, pais de alunos e professores solicitaram várias medidas de segurança, como por exemplo, a instalação de cercas elétricas, guarda armada, policiais militares dentro das escolas, instalação de detector de metais, catraca eletrônica, além da criação de um plano de contingência e treinamento de professores. Também foi discutida a promoção de mais palestras com especialistas, formações com o corpo de bombeiros, cronograma de reuniões com as famílias e Conselho Tutelar, além de outras medidas de curto, médio e longo prazo.
O Vereador e Presidente da Câmara de Aracruz Alexandre Manhães também participou da reunião e se colocou a disposição para ajudar no que for preciso.