Coluna Geremias Pignaton: O Barão de Monjardim de João Neiva

Ano passado, em Ibiraçu, perdemos um patrimônio histórico e arquitetônico precioso. A antiga delegacia da cidade, construída em 1926, foi demolida pelo governo estadual a pretexto de se construir uma outra mais moderna no local. Segundo a explicação de quem acompanhou essa heresia, o antigo prédio, após ter sido invadido por seguidas enchentes, não tinha mais condições de recuperação e restauração. Essa justificativa passou muito longe de me convencer. Na verdade, fiquei indignado com nossas autoridades municipais que permitiram o absurdo.
No centro de João Neiva, além do complexo da antiga estação e das oficinas da Vale do Rio Doce – que é um conjunto inestimável -, tem um prédio que também é um precioso patrimônio histórico e arquitetônico da cidade. Trata-se do prédio do Grupo Escolar Barão de Monjardim. Ele foi inaugurado em outubro de 1936, quase três anos antes do Grupo Escolar Francisco Santos, de Ibiraçu.
A inauguração dessa escola foi feita com a presença do Governador João Punaro Bley e do histórico prefeito de Pau Gigante, Hildo Garcia, que foi nomeado interventor em 1930 e tinha vencido a eleição de 15 de dezembro de 1935.
Foi uma grande festa a inauguração da escola. Inclusive, com a presença de familiares do homenageado, o político capixaba destacado durante o império e no princípio da república, Alpheo Adelpho Monjardim de Andrade.e Almeida, o Barão de Monjardim, que naquele ano completava centenário de nascimento.
O antigo prédio do Barão de Monjardim se destaca na praça da igreja matriz de João Neiva, sendo mais antigo do que a igreja, que foi inaugurada em 1951.
Esperamos que a sociedade joãoneivense jamais permita que o Barão de Monjardim tenha o mesmo fim que a Delegacia de Ibiraçu. Estive visitando a biblioteca municipal que lá está instalada e percebi que o prédio está subutilizado. Acho que a biblioteca deveria ser ampliada e melhor estruturada.
O velho Barão de João Neiva se sentiria orgulhoso de sediar uma bela e moderna biblioteca.
Nas fotos: o prédio e a reportagem do jornal de 1936, relatando a inauguração do Grupo Escolar Barão de Monjardim