Copa ES 2025 começa neste final de semana e vale vaga para Série D

Copa ES 2025 começa neste final de semana e vale vaga para Série D

Duas semanas após o término do Campeonato Capixaba, chegou o momento da Copa Espírito Santo 2025. O torneio, que vale vaga para a Série D do Brasileirão, tem início neste sábado (19), com a participação de 11 times, das séries A e B do Estadual.

A participação na Copa Espírito Santo 2025 estava aberta apenas aos clubes que estão jogando a Série A do Campeonato Estadual e para os que se comprometeram a disputar a Série B, que acontece no segundo semestre.

Da Elite estão Porto Vitória (atual campeão), Vitória (atual vice), Capixaba, Desportiva Ferroviária, Rio Branco, Rio Branco-VN, Real Noroeste e Vilavelhense. Da segunda tem apenas Linhares, Sport e Serra.

Na história da Copa Espírito Santo, que teve início em 2003, Vitória e Real Noroeste são os maiores campeões. Os times já levantaram a taça em quatro oportunidades cada. O Estrela do Norte aparece na sequência com três títulos e Desportiva Ferroviária tem dois.

Na primeira fase, todos os 11 times se enfrentam em turno único e os oito melhores avançam para o mata-mata. As quartas de final e as semifinais serão disputadas em jogos de ida e volta, com mando de campo da segunda partida para a equipe que teve melhor campanha na primeira fase. Não haverá vantagem no resultado.

Por isso, em caso de empate na soma dos placares, a disputa vai para os pênaltis. A final acontecerá em jogo único, preferencialmente no estádio estadual Kleber Andrade, com operação da FES e renda para os finalistas.

A Copa Espírito Santo 2025 vale vaga para a Série D do Campeonato Brasileiro de 2026, que fica com o campeão. Além disso, a Copa ES pode ofertar vaga para a Copa Verde 2026, destinada ao vice-campeão, o que ainda depende de confirmação da Confederação Brasileira de Futebol (CBF).