Inauguração da Apae Orla marca nova etapa na saúde inclusiva de Aracruz

Nesta sexta-feira (25), às 18h30, a orla de Aracruz viverá um momento histórico: a inauguração oficial da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) Orla, uma nova unidade que nasce do compromisso com a inclusão e do desejo de aproximar o cuidado especializado de quem mais precisa com toda atenção, amor, respeito e dignidade.
A nova unidade foi pensada especialmente para atender as famílias que vivem na região litorânea de Aracruz, muitas delas já acompanhadas pela Apae Sede e outras que, há tempos, aguardavam ansiosamente por uma oportunidade de acolhimento.
E o que antes era uma promessa agora se concretiza: a Apae Orla já inicia seus atendimentos na próxima semana, com uma equipe multidisciplinar pronta para transformar vidas. A gestão municipal faz questão de contribuir, por meio de repasses financeiros, com a Associação. Recentemente, em março de 2025, para implementar os atendimentos na Orla, a Secretaria Municipal de Saúde repassou R$ 400 mil.
A unidade contará com psicólogos, fisioterapeutas, fonoaudiólogo, terapeuta ocupacional, nutricionista, enfermeiro, assistente social, psicopedagoga, instrutores de oficinas e ainda atendimento com pediatra e neurologista mensalmente. Mas o diferencial vai além da estrutura, é o respeito pela diversidade de seus usuários.
A demanda superou todas as expectativas. inicialmente planejada para 140 usuários, a unidade já registra 266 pessoas — em sua maioria crianças — inscritas para os atendimentos. A criação da Apae Orla se tornou urgente após a constatação de que muitos usuários, especialmente autistas, sofriam graves desregulações emocionais no trajeto até a sede, devido à distância e ao desconforto do transporte.